Entrada

Da mesma maneira que necessitamos enviar informações de dentro do algoritmo para a saida padrão (em geral a tela), também necessitamos receber informações de fora do algoritmo, a partir da entrada padrão (em geral o teclado). Considere por exemplo um sistema de locadora, sempre que alugamos um filme, o sistema irá necessitar de algumas informações como, por exemplo: o nosso código de cliente (ou o nome) e o nome da fita que estamos locando. Essas informações são fornecidas pelo sistema a partir de comandos de entrada de dados.

Para realizarmos a entrada de dados utilizaremos o comando leia. Ao utilizar o comando leia o programador deve saber de antemão qual a variável que irá armazenar o valor que será fornecido pelo usuário. No caso do exemplo anterior, os valores que seriam fornecidos pelo usuário são referentes ao código do cliente e ao nome da fita que o mesmo está locando. Sendo assim, é necessário declarar variáveis que possam armazenar valores que sejam compatíveis com as informações solicitadas ao usuário. Por exemplo, a informação do código do cliente pode ser um valor do tipo inteiro, então é necessário que declaremos no algoritmo uma variável desse tipo, seguindo esse mesmo raciocínio, a informação do nome da fita pode ser uma informação do tipo caractere, sendo também necessário que declaremos no algoritmo uma outra variável para receber essa informação.

Após declaradas as variáveis que receberão os valores fornecidos pelo usuário podemos utilizar o comando leia para receber esses valores. Para isso devemos escrever leia seguido da variável que receberá os valores entre parênteses. No algoritmo 6


\begin{algorithm}
% latex2html id marker 1147\caption{Locadora: exemplo de en...
...\_cliente)}
\STATE{\textbf{leia}(nome\_fita)}
\end{algorithmic}\end{algorithm}

No algoritmo 6, quando o algoritmo passar pela linha 3, o usuário do algoritmo (ou do sistema) deverá digitar um valor do tipo inteiro, e ao teclar <ENTER> esse valor será armazenado na variável codigo_cliente. Logo em seguida, na linha 4, o usuário deverá digitar um valor do tipo caractere, e ao teclar <ENTER> esse valor será armazenado na variável nome_fita.

É possível avisarmos o usuário sobre qual tipo de informação o algoritmo está precisando, para isso, utilizamos o comando de saída de dados escreva imediatamente antes do leia que informa ao usuário o que deve entrar. Por exemplo, o algoritmo 7 informaria ao usuário o que digitar antes de executar o comando leia e esperar pela entrada do usuário.


\begin{algorithm}
% latex2html id marker 1167\caption{Locadora 2: exemplo de ...
...<ENTER>'')}
\STATE{\textbf{leia}(nome\_fita)}
\end{algorithmic}\end{algorithm}

root 2009-03-12