Atribuição

Após realizada a declaração de um identificador, é possível iniciar a manipulação dos dados que esse identificador irá representar a partir da atribuição de valores ao mesmo. Esse processo de atribuir ou alterar o valor dos dados de um identificador é chamado de atribuição e é representado pelo símbolo $ \leftarrow $ quando estivermos trabalhando com identificadores variáveis, e pelo símbolo = quando estivermos trabalhando com identificadores constantes 3.6.

acho que devemos trabalhar com uma marcacao para identificarmos os exemplos que apresentamos, da mesma maneira que trabalhamos com figuras e tabelas, temos que discutir isso, no rodapé dessa página pode ser observada uma situacao em que isso seria útil, no momento em que me refiro ao exemplo apresentado na secao de declaracao, eu poderia falar "como apresentado no exemplo X"

A atribuição de valores a uma variável é feita da seguinte forma:
<identificador da variável> $ \leftarrow $ <valor do mesmo tipo da variável>;
<identificador da variável> $ \leftarrow $ <operações cujo resultado é do mesmo tipo da variável>;

Como pode ser visto acima, no lado esquerdo do operador $ \leftarrow $ será colocado o nome da variável que irá receber o valor, e do lado direito o valor que será armazenado na mesma. A seguir são apresentados alguns exemplos de atribuições de valores a variáveis:
TipoVeiculo $ \leftarrow $ ''motocicleta'';
Aceleracao $ \leftarrow $ 15.52;
Massa $ \leftarrow $ 12.3;
Forca $ \leftarrow $ Massa * Aceleracao;
Usado $ \leftarrow $ F;
retirei do exemplo acima os acentos das variaveis aceleracao , forca e tipoveiculo

Uma varíavel pode armazenar apenas um único valor por vez, sendo que sempre que um novo valor é atribuído a variável o valor anterior que estava armazenado na mesma é perdido. Por exemplo, consideremos o algoritmo 5 a seguir:


\begin{algorithm}
% latex2html id marker 969\caption{Atribuições de valores a...
...TATE{numero $\leftarrow $23}
%\PRINT{numero}
\end{algorithmic}\end{algorithm}

Quando a execução passa pela linha 1 é reservado um espaço na memória do computador para armazenarmos valores do tipo inteiro, que acessaremos através da variável numero. É importante ressaltar que inicialmente, a variável numero não contém nenhum valor. Continuando a execução, passamos pela linha 2, onde o valor 222 é atribuído para a variável numero. Nesse momento, a variável numero está armazenando o valor 222. Ao passar pela linha 3 a variável numero recebe por atribuição o valor 1000, sendo que o valor anterior (222) é eliminado. Ao executarmos a linha 4, o valor 23 é atribuído para numero, e novamente o valor anterior que estava armazenado (1000) é perdido para dar espaço ao novo valor.

retirei/comentei as instrucões escreva, tendo em vista que logo mais entraremos nesse tópico, mas podemos colocar elas de volta caso tu aches necessario

acredito que seria importante colocarmos uma tabela que exemplifique visualmente o que acontece na memoria do computador ao longo da execucao do algoritmo, como um teste de mesa, ou rastreamento

vamos fazer exercicios ao final de cada capítulo? ou ao final de cada parte?

root 2009-03-12