Identificação

Para que os dados sejam manipulados no computador, é necessário que estes estejam associados a um nome, um identificador. O conteúdo deste identificador será o dado em si e o seu nome será usado para acessar o dado e realizar operações com o mesmo.

Uma analogia útil para entender o conceito e a necessidade de utilização do identificador seria pensar no mesmo como uma placa de sinalização que indica (delimita) uma determinada região ou espaço na memória do computador onde o dado (informação) desejado está localizado. Sendo assim, toda vez que se deseja acessar uma determinada informação utilizamos o nome dessa placa de sinalização e recuperamos o conteúdo que está localizado dentro do espao delimitado pela mesma.

seria importante criarmos uma figura com placas aqui

A nomeação dos identificadores deve obedecer a algumas regras, sendo elas:

  1. Sempre começar com um caractere alfabético;
  2. Pode ser seguido por um ou mais caracteres alfanuméricos;
  3. Não conter caracteres especiais nem espaços com exceção do sublinhado '_' (essa exceção também vale para a regra do item 1, ou seja, é permitido iniciar a nomeação de um identificador com com '_').
  4. Não é permitido utilizar palavras reservadas (palavras próprias da linguagem de programação, como os comandos, tipos de variáveis, etc).



Subsections
root 2009-03-12